Notícias

AEB apresenta panorama das atividades espaciais aos alunos da Universidade da Força Aérea

Publicado em: 29/06/2020 09h20 Última modificação: 29/06/2020 09h20

O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Cristiano Trein, apresentou, no dia (19/06), aos alunos do curso de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), da Universidade da Força Aérea (UNIFA), uma palestra online sobre Política Espacial e diretrizes Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). A iniciativa fez parte do acordo firmado entre a AEB e a UNIFA, com foco na educação de profissionais que pretendem atuar no setor espacial brasileiro.

O diretor da AEB proporcionou aos 25 alunos da UNIFA, Campus dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), uma visão teórica e prática sobre o setor espacial brasileiro, e de como as políticas nacionais de Defesa e Espacial do País são formuladas e implementadas. Também foram esclarecidas dúvidas sobre temas que estão em evidência, como o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) e o Chamamento Público, lançado pela AEB, para identificar empresas, nacionais e internacionais, que tenham interesse em realizar operações, utilizando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

Para o professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais da UNIFA, Gills Vilar Lopes, o contato dos alunos com o setor espacial brasileiro é imprescindível para analisar necessidades da FAB enquanto instituição militar e o seu papel no desenvolvimento nacional, o que inclui sinergia com outros setores e órgãos parceiros como a AEB. “A contribuição da AEB despertou o interesse dos nossos alunos, principalmente dos estudantes que possuem projetos de pesquisa na área espacial. Essa foi a primeira palestra de muitas que pretendemos realizar, em parceria com a Agência”, ressaltou.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais UNIFA oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Aeroespaciais reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). O edital para o processo seletivo para 2021 está disponível no endereço: http://www.fab.mil.br/unifa/ppgca. A área de concentração do PPGCA é Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo