AEB APOIA SPACETROOPERS BRASIL EM COMPETIÇÃO DA NASA, NOS ESTADOS UNIDOS
Publicado em: Brasília, 31 de março de 2017

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está  apoiando os seis estudantes cariocas, integrantes do Spacetroopers Brasil, grupo escolhido para participar da Nasa Human Exploration Rover Challenge, competição que está acontecendo no U.S. Space & Rocket Center, sede da Agência Espacial Americana, em Huntsville, no Alabama.

Composta de três fases, a competição consiste em uma corrida de obstáculos que simula terrenos extraterrestres de meia milha, ou seja, aproximadamente 800 metros. A segunda fase envolve os estudantes em experiências de engenharia relacionadas às missões de exploração da Nasa. A Sample Retrieval Challenge, terceira fase, é uma corrida opcional para coletar quatro amostras – uma líquida e uma sólida.

As amostras coletadas na última fase da competição devem ser guardadas no veículo e levadas à linha de partida o mais rápido possível. As equipes terão que desenhar e construir suas próprias ferramentas de coleta de amostras e o container para armazená-las.

Os seis integrantes da equipe brasileira – Nathalia Pires, Fellipe Franco, Yago Dutra, Larissa Ferreira, Rafaela Bastos e Alexandre Rodrigues — são alunos dos colégios Santa Terezinha, Pedro II e Odete São Paio, no estado do Rio de Janeiro. Os selecionados acumulam em suas trajetórias estudantis cerca de 50 medalhas conquistadas em competições.

Critérios – As equipes devem focar na criatividade e eficiência para desenhar e construir suas próprias rodas, que deverão seguir critérios, como segurança, adaptabilidade a diferentes superfícies, durabilidade e força, tração, estabilidade, performance, entre outros

“O roovers, equipamento de locomoção desenvolvido pelos estudantes brasileiros para participar da competição atendeu todos os requisitos solicitados e foi aprovado pelo corpo técnico”, afirmou o engenheiro mecatrônico da AEB, Gabriel Figueiró, designado para acompanhar e dar suporte aos estudantes.

Segundo ele, no primeiro dia do evento, quinta-feira (30.03), foram testados todos os veículos que serão utilizados nas missões tripuladas, que acontecem nesta sexta-feira (31), último dia da competição. Os roovers que irão disputar o torneio precisam ser movidos pela força humana e ter capacidade para carregar dois estudantes, em um percurso de 800 metros cheio de obstáculos, que simula terrenos que poderiam ser encontrados em viagens espaciais.

Esta é a primeira vez que a equipe brasileira conseguiu a qualificação técnica exigida para se inscrever na competição da Nasa. Figueiró ressalta: “A participação da AEB tem como objetivo a capacitação e formação de recursos humanos na área espacial, acompanhar a iniciativa da instituição de ensino e pesquisa governamental Nasa Human Exploration Rover Challenge, além de divulgar para o mundo a área espacial brasileira.

WhatsApp Image 2017-03-31 at 10.38.16 (1)

Coordenação de  Comunicação Social