Notícias

Acordo de cooperação traz eficiência e agilidade a projetos da AEB

Publicado em: 17/05/2019 16h06 Última modificação: 27/05/2019 11h49
Foto AEB: Diretores e servidores da AEB e PMI comemoram a nova parceria

A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou no dia 13 de maio, um acordo de cooperação técnica com o Project Management Institute (PMI), do Distrito Federal, para desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos nas áreas de satélites, veículos lançadores e segmentos de solo do Programa Espacial Brasileiro.

O acordo de cooperação é uma iniciativa da nova direção do órgão, que busca cumprir com eficiência a missão da Agência de promover atividades espaciais de interesse nacional, às quais visam beneficiar a sociedade brasileira.

Segundo Paulo Braga Barros, diretor de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento da AEB, a expectativa é que esse acordo estabeleça maior controle nos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Brasileiro. A ideia é padronizar os controles, aculturar a Agência nesse novo modelo, e principalmente trazer agilidade e eficiência no acompanhamento dos projetos, seguindo a tendência dos demais órgãos governamentais”, afirmou o diretor.

Entre as iniciativas previstas nas cláusulas do acordo de cooperação estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas, capacitação e treinamento de recursos humanos, seguindo as boas práticas do PMI, por meio da realização de eventos técnicos em gerenciamento de projetos como palestras técnicas, treinamentos e discussões sobre o tema proposto.

Sob a coordenação do diretor Paulo Braga, o acordo foi assinado pelo presidente da AEB, Carlos Moura e pela diretora do PMI, Nathália Tatagiba.  Participaram da reunião a chefe de gabinete da AEB, Letícia Vilani Morosino, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Rodrigo Leonardi, e os diretores do PMI, Thiago Chaves Oliveira e Alencar de Paula Libânio.

O PMI é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Pensilvânia (EUA) e tem o objetivo de normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. A metodologia do PMI também foi adotada pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no desenvolvimento de projetos ligados à ciência, tecnologia e inovação no setor público que buscam produzir conhecimento, gerar riquezas e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

IMG 3263

Foto AEB: Assinatura de acordo entre AEB e PMI estabelece maior controle dos projetos

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo