Notícias

Abertas as inscrições para a segunda Feira Virtual de Ciências da AEB

Publicado em: 14/02/2020 12h07 Última modificação: 09/03/2020 15h21

A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que estão abertas, a partir desta sexta-feira (14.02) as inscrições para a 2ª Feira Virtual de Ciências da AEB. Podem se inscrever equipes de até três estudantes, sob a orientação de um (a) professor (a). Serão duas categorias: Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio.

A 2ª Feira Virtual da AEB tem como objetivo inserir estudantes na temática espacial por meio de experiências científicas ou pesquisas nas áreas de astronáutica, astronomia ou aplicações de tecnologias espaciais (por exemplo: imagem de satélites, sensoriamento remoto, sistema de navegação e posicionamento por satélite – GPS, estudos ambientais, foguetemodelismo e protocolos GLOBE).

Para participar, as equipes deverão gravar um vídeo com um experimento ou resultado de pesquisa, elaborar um relatório e enviá-los até o dia 26 de junho de 2020 para o seguinte e-mail: feiravirtual@aeb.gov.br. O melhor trabalho de cada categoria será anunciado no dia 14 de agosto de 2020 no site oficial da AEB.

Este ano, a Feira Virtual conta com algumas novidades: os trabalhos deverão correlacionar a temática espacial com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ainda apontar como a Inteligência Artificial (I.A.) pode ser útil para a resolução do problema apresentado. Mas a maior novidade é a sugestão de uma das professoras orientadoras da 1ª Feira Virtual, Professora Ana Karollina de Araújo, de Parnamirim-RN. Vencedora na categoria Ensino Médio com o projeto “Medição da velocidade de um foguete por pêndulo”, Ana Karollina sugeriu que o melhor vídeo de cada categoria seja divulgado nos canais oficiais da AEB. Assim, os vídeos vencedores serão divulgados em nosso website e nas redes sociais e, a depender da disponibilidade orçamentária, as equipes serão convidadas a apresentar seus trabalhos em algum evento patrocinado pela AEB.

Informações e edital completo da 2ª Feira Virtual acesse aqui

Sobre a AEB

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo