AAB PROMOVE WORKSHOP PARA DISCUTIR O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO
Publicado em: Brasília, 23 de novembro de 2011

Brasília, 23 de novembro de 2011 –  A Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) promoverá seu quarto workshop com temas relacionados à Indústria Espacial Brasileira, visando aprofundar as propostas e discussões apresentadas no documento “A Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro”. Dez profissionais da área irão debater cinco tópicos do documento: missões espaciais, acesso ao espaço, recursos, política industrial e organização industrial. O evento conta com representantes do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), OptoEletrônica, Equatorial Sistemas, Camargo Corrêa Defesa, Mectron, Embraer Defesa e Segurança e Cecompi/APL.

Elaborado em 2010 por mais de 30 consultores do Programa Espacial Brasileiro, “A Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro” faz um panorama geral sobre as possíveis diretrizes do Programa e as decisões que deveriam ser tomadas, além de abordar aspectos de um programa espacial compatível com a grandeza territorial e econômica do país, com foco nos benefícios para a sociedade. São cinco tópicos principais: Missões Espaciais, Acesso ao Espaço, Recursos, Política Industrial e Organização Industrial. A AAB tem a intenção de contribuir para reestruturar ou reformular o Programa Espacial Brasileiro, atualmente discutida na Câmara dos Deputados e no Poder Executivo.

O workshop será realizado amanhã (24), no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São José dos Campos (SP). A abertura se dará às 14h, com encerramento às 17h30, ambos feitos por Otávio Durão, presidente da Comissão de Política Espacial da AAB.

Programação: Workshop “A Indústria Espacial Brasileira”

14:00  Abertura _ Otávio Durão (Presidente da Comissão de Política Espacial da AAB)

14:10  Expositores

_ Mário Quintino (Inpe)

_ Walter Bartels (AIAB)

_ Sanderson Barbalho (OptoEletrônica)

_ Sidney Carrara (Equatorial Sistemas)

15:10  Discussões

Moderador: Célio Vaz (Vice-Presidente da AAB)

15:40  Intervalo

16:00  Expositores

_ Anderson Marckiewicz (Camargo Corrêa Defesa)

_ Fábio Augusto Kuepper  (Mectron)

_ Luiz Carlos Aguiar (Embraer Defesa & Segurança)

_ Sebastião Cavali (Cecompi/APL)

17:00  Discussões

Moderador: Célio Vaz (Vice-Presidente da AAB)

17:30  Conclusões & Finalização do Evento

Otávio Durão