Notícias

Aberta oficialmente em Brasília a 16ª Semana Nacional de C&T

Publicado em: 24/10/2019 18h30 Última modificação: 24/10/2019 18h31

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, acompanhado de várias autoridades, abriu oficialmente na segunda-feira (21.10), a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A exposição deste ano apresenta a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, como também permite o debate e o estímulo das atividades de desenvolvimento da cultura científica.

Segundo o ministro, o evento traz a ciência para perto das pessoas de maneira desmistificada, ou seja, desconstrói a ideia que a ciência é algo que ninguém entende. “Na SNCT o público tem a oportunidade de ver que a ciência e a tecnologia fazem parte do seu dia a dia. Espero que muitas escolas visitem os estandes, locais em que as crianças e jovens vão ter inspiração para fazer a escolha profissional”, destacou.

O tema da Semana de C&T 2020 – Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira – foi anunciado pelo ministro na cerimônia de abertura. “Estamos nos preparando para fazer o lançamento de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil, sendo um deles focado na fronteira da inteligência artificial e segurança cibernética e sete focados no agronegócio, na saúde e nas cidades inteligentes”, ressaltou Pontes.

Para o representante da AEB e diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Paulo Braga Barros, a participação da AEB na Semana Nacional é uma oportunidade de mostrar ao público os projetos desenvolvidos pela Agência, como os satélites, foguetes brasileiros e suas funcionalidades no dia a dia. “Eventos como esse também contribuem para conscientizar crianças e jovens da importância da tecnologia e inovação no futuro do Planeta”, afirmou.

A cerimônia também contou com o lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo dos Correios, feitos especialmente para a 16ª Semana de C&T, além de uma homenagem ao jovem Victor Fellipe Souza Silva, vencedor do concurso de desenhos que elegeu a identidade visual da 16ª SNCT. O aluno entregou uma caixa com cartas de estudantes da Escola Municipal Clóvis Guerra, de Anápolis (GO), convidando o ministro Marcos Pontes a visitar a instituição.

IMG 2282

AEB na Semana Nacional

A AEB apresenta ao público da SNCT um panorama do que se faz hoje de melhor na área espacial no Brasil, bem como os benefícios trazidos pelo Programa Espacial à sociedade. No espaço da Agência estão sendo realizadas oficinas com conteúdo educativo sobre satélites, veículos lançadores, plataformas e aplicações espaciais, todas com o intuito de despertar vocações e o interesse do público pelo setor espacial.
A SNCT é realizada anualmente no mês de outubro em todo o território nacional com o propósito de mobilizar jovens e adultos e atraí-los para o campo da Ciência e da Tecnologia. O evento apresenta também a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, como também permite o debate e o estímulo das atividades de desenvolvimento da cultura científica nas escolas e nas universidades.

Em Brasília, o público pode conferir as atrações de mais de 180 expositores em 21 mil m2, incluindo ministérios e as unidades de pesquisa e organizações sociais vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Confira a programação completa da 16ª SNCT: https://snct.mctic.gov.br/

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo