PRIMEIRA SESSÃO TEMÁTICA SOBRE SENSORIAMENTO REMOTO DE APLICAÇÕES EM DEFESA
Publicado em: Brasília, 24 de maio de 2017

Com o objetivo de identificar competências e potenciais parceiros no cenário nacional, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promoverá no dia 29 de maio, das 8h30 às 10h40, na cidade de Santos (SP), a sessão temática sobre Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa.

O evento faz parte da programação do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), encontro que possui grande impacto na comunidade científica nacional e é considerado o maior da área no Brasil e América Latina, na esfera civil. A condução da sessão ficará sob responsabilidade do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Na Sessão serão tratados temas de P&D em SR alinhados com a Estratégia Nacional de Defesa (END) e com as diretrizes do Comando da Aeronáutica (Comaer) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese). Também será possível conhecer o Programa de Pós-Graduação de Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do IEAv-ITA, que recebe mestrandos e doutorandos pelo Programa de Pós-Graduação de Aplicações Operacionais (PPGAO). O Estágio Básico de Sensoriamento Remoto é oferecido regularmente a militares (oficiais e graduados) das FFAA; e informações sobre o avanço tecnológico e os desafios para o SR no âmbito do Comaer e da Defesa.

Após participar do VII Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa — encontro que acontece bienalmente no IEAv — em 2016, a comissão organizadora do SBSR compreendeu a importância de atuar de modo interdependente com as ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e linha de pesquisa em Sensoriamento Remoto (SR), aceitando a proposta da sessão temática para integrar o simpósio.

Mais informações sobre o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, clique aqui.

Coordenação de Comunicação Social – CCS