Notícias

AEB participa do Science Days Brasil em São Paulo

Publicado em: 23/03/2020 18h03 Última modificação: 23/03/2020 18h22

A Agência Espacial Brasileira (AEB) autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou da 4ª edição do Science Days Brasil, evento de divulgação científica criado com base no Dia do Espaço na Flórida (EUA). A importância do Programa Espacial Brasileiro e os benefícios trazidos por ele à sociedade foram apresentados ao público por meio de palestra e exposição, na terça-feira (10.03), na cidade de Sorocaba (SP).

A analista em Ciência e Tecnologia da AEB, Amélia Naomi Onohara, falou sobre os benefícios do Programa Espacial Brasileiro, como também o trabalho e as ações educacionais voltados para a área espacial desenvolvidos pela AEB. A palestra foi ministrada no Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP).

O público aproveitou a oportunidade para desenvolver atividades com rovers e utilizar softwares de realidade aumentada para simular a vida em Marte, como também assistiram filmes no planetário móvel. Os participantes conheceram ainda os projetos de ciência e tecnologia dos alunos da Facens. O evento contou com a participação de especialistas da Agência Espacial Norte Americana (Nasa).

As atividades educacionais desenvolvidas pela AEB também foram apresentadas ao público, que pela primeira vez entendeu a importância do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), em Parnamirim-RN, e obteve informações sobre a  Feira Virtual de Ciências da AEB e a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTIC.

O CVT-E é um espaço educacional onde são realizadas capacitações na temática espacial para professores e estudantes da região, com o apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Parnamirim (IFRN) e da Prefeitura de Parnamirim.

Como medida para prevenção e combate ao Covid-19, as atividades do Science Days Brasil em São José dos Campos, Jundiaí, Belo Horizonte e outras cidades foram canceladas por tempo indeterminado, em virtude das medidas adotadas pelo governo para combater o coronavírus.

Feira Virtual de Ciências da AEB

A segunda edição da Feira Virtual de Ciências da AEB está com inscrições abertas até o dia 26 de junho de 2020. Podem se inscrever equipes de até três estudantes, sob a orientação de um (a) professor (a). Serão duas categorias: Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio. Mais informações acesse aqui.

A 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites é uma competição científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e organizada pela AEB e outros parceiros.

A OBSAT tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante e universitário. Informações e inscrições acesse: https://obsat.org.br/

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo